sábado, 30 de janeiro de 2010

A teoria do cara a cara




essa é a melhor teoria de todos os tempos: voce se lembra desse jogo cara a cara? a foto está aí e geralmente voce comeca o jogo perguntando: "é homem ou mulher"? e a partir daí voce vai fazendo perguntas até advinhar se é o luis ou a patrícia e assim por diante...

a teoria do cara a cara foi inventada para tentar decifrar os seres alemaes que voce nao consegue decifrar no primeiro instante se sao homens ou mulheres. é porque existem umas mulheres aqui que medem 2x2, tipo geladeira e freezer juntos e voce pergunta: cara a cara - é homem ou mulher?

bom, contei essa teoria usada por nós aqui em casa, para introduzir a história de ontem.

meu caso com os trens da alemanha na verdade é um caso de amor e ódio e depende muito do meu humor diário. as vezes, como boa mineira, acho o trem o melhor meio-de-transporte do mundo. outras, quando estou revoltada (o que ocorre com uma certa frequencia) fico achando que nesses regionais só tem ralé, esse povo de interior que se arruma para passar o final de semana na capital (sem preconceito). tenho 3 atividades preferidas durante minhas viagens de trem: a primeira é disparadamente dormir! sempre levanto da cama contando com a extensao de 1 hora que terei dentro do trem e lá consigo até sonhar. a segunda é ler, mas na maioria das vezes acabo ficando com sono e dormindo de novo. a terceira é observar os passageiros. a maioria dorme ou le. as vezes tem uma dupla falando incansavelmente, naquela melodia linear germanica. fico muito incomodada. outros comem, fazendo um barulho enorme com os saquinhos de papel, o que também me irrita. algumas fazem croche.

mas ontem vi algo inusitado. havia um ser penteando o cabelo. mas nao simplesmente penteando como voce e eu fazemos diariamente. era passando pente fino mesmo. dividindo e redividindo ao meio. madeixas para lá e para cá. contava os fios, mudava de lugar, para a frente e para trás. de bochum até mülheim. cabelo vermelho e preto. com algum tipo de piolho, que rendeu uma análise minuciosa de 1 minuto para um fio isolado. que pessoa estranha. pensei, talvez nao tenha espelho em casa. observei durante toda a viagem e agradeci à teoria do cara a cara, pois até agora me pergunto: é homem ou mulher?

Nenhum comentário: