terça-feira, 1 de abril de 2008

consulado

essa história engraçada me ocorreu há uns dias. estava no consulado do brasil em uma das grandes cidades por aqui e no guichê de atendimento estava escrito em letras graúdas: art. 331 do código penal – desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: pena detenção de 06 meses a dois anos ou multa.

achei muito estranho a necessidade de um aviso como esse para nossos compatriotas, em pleno território nacional (para quem não sabe, os estabelecimentos consulares são território nacional do país que representam). fiquei pensando porque seria necessário um aviso como esse, já que os funcionários que trabalham no consulado, geralmente são concursados, são pessoas educadas, estudadas e, por consequência, estariam aptas a tratar seus semelhantes com muito cuidado.

infelizmente a história não terminou aí. depois de esperar 4 horas para conseguir o documento que precisava, pude ver a razão do aviso. além de brasileiros correndo atrás de vistos para crianças, legalizações para cachorros, passaportes, etc, etc alguns estrangeiros (nacionais do país onde o consulado está) também foram atendidos.

só que, quando os funcionários brasileiros gritam pela próxima senha, o fazem primeiro na língua daqui e depois em português: erro número 01. quando o funcionário brasileiro atende o estrangeiro, o faz no maior zelo, quase se gabando por falar a língua com fluência: erro número 02. o aviso que menciono acima só está escrito em português, presumindo-se que um estrangeiro jamais irá desacatar um funcionário público em atividade: erro número 03. nessas horas fico bastante desanimada, pois produto externo e muitas vezes bruto é sempre mais valorizado.

voltei para casa e no metro reparei uma nova campanha feita por toda cidade. são outdoors enormes, elaborados pela iniciativa privada, espalhados pelas linhas de metro, informando a população sobre diversos dados de 2007 como por exemplo: o número de vagas extintas pelo governo em diversos setores da cultura; o aumento do preço dos combustíveis; o aumento das taxas pagas em jardins da infancia públicos - o que onera muito as despesas de uma mãe solteira. no outdoor está escrito um número de telefone, de sms e um website, para que as pessoas manifestem sua indignação. ao final da campanha, as assinaturas colhidas serão levadas ao governo para providências. achei fascinante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Which is the website from this campaign?!

Could you tell us, please?!