segunda-feira, 17 de agosto de 2009

La Bella Italia

Ninguém há de questionar: comer bem é um dos maiores prazeres da vida!
Nao importa de onde viemos e para onde vamos, a verdade é que sempre estamos em busca de um prato que nos sacie. E algumas vezes a comida é tao marcante, tao perfeita que alimenta também nossa alma.

É claro que cada um tem um gosto diferente, mas há comidas que sao unanimes e é isso o que torna a Itália o destino perfeito dos amantes da boa gastronomia!

Centenas de variedades de pastas em seus gostos, cores e formas; excelentes vinhos - brancos e tintos, além é claro dos proseccos, bellinis e spritzzes; queijos; pizzas; paninnis... sem falar nos cichettis (a polpetta é minha preferida) e no pao, puro e simples, com azeite e balsamico. Passar uma manha de segunda na feira ao ar livre é um programa imperdível: os tomates sao tao vermelhos, as frutas tao suculentas e as pessoas tao agradáveis, que é impossível nao se imaginar vivendo ali pelo resto da vida.

Tenho uma amiga que faz regime por uma semana toda vez que vai para a Itália. Assim ela se esbalda sem peso na consciencia, saboreando cada detalhe deste país de culinária tao rica e povo tao parecido com nós brasileiros.

Acabo de chegar de Veneza, com a mala abarrotada de temperos, pastas, azeites e vinhos. Entre restaurantes finos e butecos de esquina, decidi que vou morar neste país pelos próximos 20 anos. Tive a sorte de experimentar uma festa de rua, como uma quermesse no interior do Brasil e nao pude deixar de admirar a variedade de oferta das barraquinhas: vinhos servidos em garrafas pet de um litro; vários tipos de spaghetti; polpettas com fagioli e mais um monte de delícias que nao é possível descrever. Mas a melhor de todas era a costela com polenta: só de lembrar fico com água na boca!

Voltei da Itália com um gosto de quero mais e o paladar apimentado por frutti-di-mare e busera. Nao me restam dúvidas: em matéria de gastronomia o céu é mesmo azzuro!

3 comentários:

Pedro Silva disse...

pede o texto de volta pra debrildes, a ladran de idéias.

O sonho de uma sombra disse...

dai, che mi viene proprio la voglia di fare due passi sullo Stivale...

Patricia... disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm...